domingo, 11 de dezembro de 2011

Dia da Bíblia


-O Dia da Bíblia surgiu em 1549, quando o Bispo Cranmer, que vivia na Grã-Bretanha, incluiu no livro de orações do rei Eduardo VI, um dia especial para que a população intercedesse em favor da leitura do Livro Sagrado.
-A data escolhida foi o segundo domingo do advento (que é celebrado nos quatros domingos antecedentes ao Natal).
-Foi assim que o segundo domingo de dezembro se tornou o Dia da Bíblia.
-Hoje, um dia dedicado às Escrituras Sagradas é comemorado em cerca de 60 países.
-Em alguns desses países a data é celebrada no segundo domingo de setembro – em referência ao trabalho do tradutor Jerônimo, na vulgata, conhecida tradução da Bíblia em latim.
-No Brasil, o Dia da Bíblia começou a ser celebrado pelos primeiros missionários evangélicos que, oriundos da Europa e Estados Unidos, a partir de 1850, aqui vieram semear a Palavra de Deus.
-Durante o período do Império, a liberdade religiosa aos cultos protestantes era muito restrita, o que impedia manifestações públicas dos evangélicos.
-Por volta de 1880, esta liberdade foi crescendo e o movimento evangélico, juntamente com o Dia da Bíblia, foi se popularizando.
-Pouco a pouco, as diversas denominações evangélicas institucionalizaram a tradição do Dia da Bíblia, que ganhou ainda mais força com a fundação da Sociedade Bíblica do Brasil, em junho de 1948.
-Em dezembro deste mesmo ano, houve uma das primeiras manifestações públicas do Dia da Bíblia, em São Paulo, no Monumento do Ipiranga.
-Hoje, as comemorações do segundo domingo de dezembro mobilizam, todos os anos, milhares de cristãos em todo o Brasil.
-Em alguns estados e em vários municípios, o Dia da Bíbli

Nenhum comentário:

Postar um comentário